O tema central desta segunda edição do evento será: “Regimes Autoritários e o Ensino de História”, por meio do qual pretende abordar problemáticas subjacentes aos processos educativos e suas contribuições para a constituição de concepções e repertórios quanto às experiências vivenciadas em contextos políticos autoritários.
A programação desta edição da II Semana de História da UNILAB contemplará um conjunto de atividades que abrangem os âmbitos do ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por docentes e discentes de diversas instituições com os quais se pretende ampliar diálogos referentes às contribuições da história à análise e reflexões quanto à formação e prática de docentes-pesquisadores.
A inscrição no evento como ouvinte é gratuita, porém, a apresentação de trabalhos será cobrada uma taxa por participante (não por trabalho apresentado) e ambos terão garantida certificação. Os interessados devem ler o edital para submissão de GT: https://drive.google.com/file/d/1jj07SqNLJYwHE732Zv8PBan4Da0AHu9W/view?usp=sharing
Será cobrada taxa de inscrição por participante (e não por trabalho apresentado) SOMENTE NO CASO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NOS GT´S (Grupos de trabalho), como segue:
Docente de Ensino superior: R$ 30,00 (trinta reais);
Discente e/ou docente da rede Pública: R$ 10,00 (dez reais);
Não haverá devolução do valor referente às inscrições no caso de Resumos não aprovados, podendo ser utilizado em outros GT´s;
O pagamento da inscrição deverá ser feito até o dia 07 de Fevereiro de 2019. E caso haja prorrogação do prazo informaremos na página do evento;
Os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição até o dia 07 de Fevereiro no link:https://goo.gl/forms/W4un3ZviKLLrTZIH2
Ao enviar seu trabalho para o email gtsemanadehistoriaunilab@gmail.com, inclua o comprovante do depósito ou da transferência.
Para acessar o modelo do resumo aqui: https://drive.google.com/file/d/0By7bgo5eOHmQUkZYOWhfZHBhYmFYY1VYZ0FxV2xVQkFhQ253/view?usp=sharing
Para efetivar sua inscrição faça o pagamento através de transferência ou depósito na seguinte conta:
Titular: Alícia Maria da Silva Oliveira
Banco Bradesco
Agência 5449-6
Conta Poupança: 1000329-6
OBS: O COMPROVANTE DA TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA DEVERÁ SER ENVIADO AO EMAIL: (gtsemanadehistoriaunilab@gmail.com) JUNTO COM O RESUMO DO TRABALHO.
Os Grupos de Trabalhos são os seguintes:
Grupo de Trabalho 01
Título: Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará.
Resumo: O grupo de trabalho “Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará” tem como objetivo promover o debate de pesquisas concluídas ou em andamento que tratem da questão do mundo do trabalho no Ceará, desde as relações escravismo no período colonial aos conflitos do tempo presente. Serão privilegiadas as discussões que tratem da agência e experiência de trabalhadores, livres ou escravos, em seus espaços de trabalho, mas também nas práticas de convívio social, na criação de espaços de sociabilidade e na cultura popular. O fenômeno migratório, diretamente ligado à experiência popular e dos trabalhadores, também é foco das discussões desenvolvidas.
Proponentes: Edson Holanda e Rafael Scheffer;
Grupo de trabalho 02
Titulo: GT Residência Pedagógica: perspectivas e desafios para o ensino de história nos dias atuais.
Resumo: Este GT objetiva apresentar e discutir elementos relacionados à implantação do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura da UNILAB. Debater as ações realizadas e planejadas pelo subprojeto de História nos seis primeiros meses de sua execução, pondo em diálogo com os desafios para o ensino de história na Educação Básica neste início de século XXI.
Grupo de Trabalho 03
Titulo: História, ensino de história e formação docente.
O presente grupo de trabalho acolherá estudos acerca da história ensinada, estratégias, fontes, linguagens, materiais didáticos e atores sociais envolvidos no processo de aprender e ensinar história. Pretende-se debater experiências concernentes ao ensino de história, formação e práticas de professoras (es) de história, bem como pressupostos teórico- metodológicos da disciplina história, a pesquisa histórica e a história ensinada.
Proponentes: Astrogildo Fernandes da Silva Júnior (UFU), José Josberto Montenegro Sousa (UNILAB).
Grupo de trabalho 04
Titulo: O ensino de história em escolas diferenciadas: educação escolar indígena e quilombola.
A proposta do GT é reunir estudantes indígenas, quilombolas e demais interessados em torno de debate sobre o ensino de história em escolas indígenas e quilombolas do estado do Ceará e em escolas que atendem a esses povos. A ideia central é construir um espaço de reflexão sobre práticas e materiais didáticos direcionados ao ensino de história, sobretudo aqueles vinculados a realização da lei 10.639 e 11.645, e elaborar subsídios para a produção de materiais a partir de pesquisa sobre história e cultura local.
Proponentes: Aline Abbonizio, Fernanda Pinheiro, Roberto Kennedy.
Grupo de Trabalho 05
Título: Entre Brasil e África: Os Estudos de Gêneros e Sexualidades na História.
O GT “Os Estudos de Gêneros e Sexualidades na História” tem por objetivo abrigar propostas de estudo e discussão sobre gêneros e sexualidades na História, a partir das experiências realizadas no âmbito da disciplina “Gêneros e Sexualidades na História” ofertada no curso de Licenciatura em História da Unilab-CE. Deste modo, este GT se configura como espaço de debates e diálogos destinado a jovens pesquisadores brasileiras/os e africanas/os que estão desenvolvendo pesquisas tanto em caráter inicial quanto para quem já se encontra em campo. Serão acolhidos trabalhos que contemplem reflexões sobre as masculinidades; masculinos e femininos na História; o corpo trans na História; movimento feminista; movimento LGBTQI+; a heteronormatividade nos espaços escolares; as legislações brasileiras e africanas no combate à violência de gênero e sexual; dentre demais temáticas afins.
Proponente: Silviana Mariz.
Grupo de Trabalho 06
Titulo: Regimes Autoritários no Brasil e na África – Grupos de sustentação e resistências.
O GT tem como objetivo acolher estudos realizados sobre experiências autoritárias no Brasil e na África no sentido mais amplo. Visa promover o debate sobre os processos de surgimento dos regimes autoritários, mecanismos de sustento e conflitos dentro dos grupos de sustento, assim como sobre grupos e formas de resistência e os processos de transformação (re-democratização) destes regimes, abrindo espaço para discussões e estudos comparativos.
Proponente: Prof. Dr. Sergio Barreira – UNILAB.
Grupo de Trabalho 07
Titulo: África: histórias, culturas e desafios contemporâneos
A História da África tem se consolidado como área de pesquisa desde meados do século XX em diante, com o surgimento da historiografia nacionalista. Além de um corpus relevante de produção de conhecimento histórico, em particular, sobre o continente, a historiografia africana tem contribuído de forma significativa para aprimorar os enfoques epistemológicos e metodológicos no que tange ao estudo da história. As ciências humanas e sociais produzidas por acadêmicos/as brasileiros/as ou africanos/as localizados em instituições brasileiras tem desenvolvido inúmeras linhas de pesquisa e publicações de considerável relevância nas últimas décadas, processo impulsionado pelas lutas dos movimentos negros no pais e demarcados pela promulgação da Lei 10.639/03. A UNILAB - potencialmente - abre outro capítulo na produção de conhecimento sobre África a partir do Brasil e, como tal, coloca-se como ponto central os espaços de debate e retroalimentação que dentro desta instituição possamos construir. Nesse sentido, o presente GT visa reunir trabalhos que abordam diversos processos, temáticas ou enfoques metodológicos cuja temática central é o continente africano, sejam pesquisas em curso, abordagens de debates bibliográficos, trabalhos vinculados ao ensino da história da África ou extensão nessa mesma área.